TEXTO “PAUSA”
1.Ativação de conhecimentos:
O que o aluno entende como “pausa”;
Em relação ao texto o que o aluno espera que vai acontecer com essa história de título “pausa”;
Leitura do texto;
Checagem de hipóteses;
Com lápis colorido pintar os sinais de pontuação
Levantamento de vocabulário (pedir ao aluno grifar palavras que foram difíceis de entender no texto).
2.Localização de informações:
Quando que ocorria as pausas na vida do personagem? (tempo cronológico)
Como era a rotina da personagem aos domingos?
Localizações das ações (locais da história)
Personalidade de Samuel/Isidoro (comparação da dupla personalidade)
3.Inferências locais:
Por que o personagem mente para sua esposa?
Será que ele era feliz no casamento?
O que leva o personagem a sonhar que está nu?
O que levava o personagem a tomar esse tipo de atitude?
Por que o personagem acreditava que não voltaria para o hotel?
O que levou o autor a escrever esse texto?
4.Recuperação de contexto:
Dramatização da história
5.Intertextualidade:
Música: “Vamos fugir”, de Gilberto Gil
6.Outras linguagens:
10. Trabalhar o psicólogo da personagem
Produção de texto: reproduzir o texto em forma de charge, textos com finais surpreendentes.
RITA DE CÁSSIA ALVES CASTRO CORDEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário